Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O OUTRO EU

 Estava eu brincando com minha pequena Lidia, quando esses versos vieram a mim. Lembram-me um poema de Reinaldo de Medeiros “Eu e mim” e outro de Ferreira Gullar. Em virtude disso tudo, eu proponho aos amigos o tema “Eu e outros eus” para a poesia de Setembro. Espero seus poemas.
abs

Nelson M.

O OUTRO EU

O outro eu é uma desculpa
O outro eu é um disfarce
O outro é uma puta
Um espelho, um conhaque.

O outro eu não dificulta
Só me cede a outra face
A qual me serve como uma luva
A qual me traz realidade.

O outro pensa que sou eu
E eu desejo ser o outro
E nessa troca de papéis
Eu me dilui, eu me confundo.

Nelson M.

4 comentários:

  1. Muito bom, Nelson!

    é bem isso mesmo o nosso outro eu!


    Pabrabéns!

    ResponderExcluir
  2. Parece que quando tentamos nos definir, nos conhecer, nos confundimos. Nos perdemos nas diversas possibilidades que um ser humano pode vir a se tornar.
    Penso também no outro Eu que é o carrasco da história, não facilita em nada, boicota nossas boas intenções e nos paralisa.
    Deixo aqui as palavras de uma Pessoa que admiro e que com tais palavras aliviou-me a tensão em me tornar algo.


    "A única verdade é que vivo.
    Sinceramente, eu vivo.
    Quem sou?
    Bem, isso já é demais...."

    Clarice Lispector

    abraços

    ResponderExcluir
  3. Nelson,
    São tantas as facetas que às vezes fica difícil saber qual a escolha mais indicada.
    Gostei do estilo do poema e da indagação. Termino o comentário com o "Retrato" de Cecília:

    Retrato

    Eu não tinha este rosto de hoje,
    assim calmo, assim triste, assim magro,
    nem estes olhos tão vazios,
    nem o lábio amargo.

    Eu não tinha estas mãos sem força,
    tão paradas e frias e mortas;
    eu não tinha este coração
    que nem se mostra.

    Eu não dei por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil:
    - Em que espelho ficou perdida a minha face?

    Cecília Meireles

    ResponderExcluir
  4. Pessoas,
    Obrigado pelos comentários! Vocês são belo(a)s...
    Vou postar as dicas de vocês.
    bjs

    Nelson

    ResponderExcluir