Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de maio de 2011

És também minha, lua!

Abel é um eterno romântico, daqueles que há muito não vemos em nossas calçadas, pois que há muito não encontramos calçadas, nem pessoas e conversas ao luar. Esse romântico está guardado nos livros antigos, nos filmes, nos arquivos, no Google. Não nos permitimos ser românticos porque está fora de época, fora do timing, como se para o sermos nos fosse estabelecido, permitido. A poesia de Abel me fez lembrar “Gente Humilde” de Chico Buarque e “Todas as cartas de amor...” de Fernando Pessoa. ... Me deu uma saudade ....

És também minha, lua!

A musa súbita, a própria lua, ia pelas ruas, nua
tal como  o poeta, repentinamente, cantou
e eu não desejando ficar encalhado
na maré baixa, loucamente solitário,
abandonado, alguns versos teci:

se me segues, ó lua
e se da tua luz deslumbrada
iluminas reconditamente minha estrada
é que seu amor, mais que imenso, é desmesurado
pois suportas minhas arestas, saliências
minhas flagrantes irregularidades
e assim mesmo, nelas,
deitas, prateado, o teu manto

enamorei-me de ti, lua!
pois compassiva, clemente
me aceitas, assim tão tua
com versos mancos,
com rima crua...

Abel

2 comentários:

  1. Belo poema que merece uma referência à bela Melodia Sentimental de Heitor Villa-lobos:


    Acorda, vem ver a lua
    Que dorme na noite escura
    Que surge tão bela e branca
    Derramando doçura
    Clara chama silente
    Ardendo meu sonhar

    As asas da noite que surgem
    E correm no espaço profundo
    Oh, doce amada, desperta
    Vem dar teu calor ao luar

    Quisera saber-te minha
    Na hora serena e calma
    A sombra confia ao vento
    O limite da espera
    Quando dentro da noite
    Reclama o teu amor

    Acorda, vem olhar a lua
    Que brilha na noite escura
    Querida, és linda e meiga
    Sentir meu amor e sonhar


    obs: Adoro ouvir a Zizi Possi cantando essa linda música.

    bjs!
    Eliana

    ResponderExcluir
  2. A lua, o luar, Zizi Possi , Heitor Villa-lobos....
    Eliana, não podia ser mais perfeito!
    Salve o lirismo, salve o amor!
    Valeu a referência,
    bjs

    ResponderExcluir