Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Manguinhos

Estes versos foram inspirados no poema 'Confidência do Itabirano" de Carlos Drumond de Andrade. Confesso que me doeu ler...

Manguinhos

EU não nasci em Itabira
Eu nasci em Manguinhos
Da bola de gude
Do Pique-Bandeira
Do Polícia-e-Ladrão
Da Pipa, há a pipa...
E do futebol

Em Manguinhos comecei a sonhar
Sonhos que abandonei
Sonhos que hoje sou
Sonhos que ainda tento ser
Sonhos que sonharei

Em Manguinhos a morte se fazia presente
Jamais tão presente em minha vida
Presente nos becos
Presente nas calçadas
Presente no dia-a-dia
Presente nos tenros amigos

Em Manguinhos aprendi a amar desse jeito
Meio de lado
De brincadeira
Envergonhado
Indecifrado
Meio Itabira.

Nelson Marques de Manguinhos

4 comentários:

  1. Nelson de Manguinhos,

    Que belo exemplo de vida e de perseverança.
    Gostei muito do poema!
    No decorrer da leitura parecia um pouco letra de uma música intensa e emocionante.
    Parabéns "meio Itabira" pra você!!!
    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Eliana,
    Que bom que voce gostou!
    Nele eu tentei colocar um pouco do muito que foi a minha infancia em Manguinhos. Essa minha infancia é grande parte do que sou hoje.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Grande Nelson!

    Obrigado pelas palavras lá no "do Chico".

    Suas palavras são as minhas também, visto que a minha infância se passou igualmente numa comunidade pobre. De modo, que esse texto me é muito familiar.

    Porém, acredito que a poesia salva aqueles mais sensíveis que a utilizam para sobreviverem. Você é um pensador. Um homem do mundo. Seu Manguinhos, poucos conhecem. É original e não sai nas manchetes!

    Bela poesia!

    ResponderExcluir
  4. Valeu Assis!
    Nunca esqueçamos daquela criança cheia de sonhos que fomos e do lugar onde vivemos.

    abs

    Nelson

    ResponderExcluir